Meteorologia aliada ao desenvolvimento das mineradoras

14 de novembro de 2022

Voltar

Meteorologia aliada ao desenvolvimento das mineradoras

Normalmente é difícil pensar espontaneamente que a meteorologia pode fazer toda diferença na vida das pessoas, mas na realidade, ela é essencial para garantir que grande parte das atividades humanas operem corretamente. Seja no agronegócio para estimar a produção da próxima safra, seja no setor energético para avaliar a geração e a distribuição de energia, ou até mesmo no varejo, para determinar a demanda de venda de produtos para a próxima estação.

Assim como em diversos setores, na mineração a meteorologia também é essencial. Um exemplo muito claro de eventos meteorológicos que influenciam diretamente nas atividades mineradoras é a chuva. Uma precipitação intensa pode colocar em risco a operação em barragens contendo detritos metálicos. Nessas circunstâncias, o monitoramento das condições de tempo apresenta-se como uma excelente ferramenta para garantir a segurança e a eficiência nas mineradoras.

Devido às mudanças no clima, eventos adversos estão se tornando cada vez mais frequentes. Por consequência, transformações são necessárias para reduzir esses impactos sentidos. Logo, a descarbonização do planeta e a adoção da agenda ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa), são metas que devem ser atingidas para cumprir o objetivo de mitigar os efeitos climáticos.

Para as mineradoras, as medidas de contenção das mudanças no clima afetam praticamente todos os estágios de operação. O desafio para se adaptar à nova realidade é grande. Segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), os principais riscos para o setor são:

  • Aumento da competição por recursos sensíveis ao clima, tais como água e energia;
  • Interrupção de atividades de portos, ferrovias e estradas, o que implica no encarecimento do preço da matéria-prima e atraso de entregas;
  • Aumento do custo da energia e da produção de biocombustíveis;
  • Danos físicos diversos aos ativos da indústria, devido aos eventos extremos;
  • Redução da eficiência de equipamentos, exigindo mudanças operacionais, até mesmo influenciando a demanda por serviços específicos; e
  • Impactos sobre a infraestrutura crítica relacionada à energia, ao transporte, às telecomunicações e ao fornecimento de água, o que implica em consequências negativas à indústria brasileira.

Frente a esses desafios para estabelecer medidas que sejam sustentáveis no âmbito social, ambiental e corporativo dentro do setor minerador brasileiro, é de extrema necessidade, o auxílio governamental para incentivar o desenvolvimento de regulamentações, que permitam mais investimento em infraestrutura, pesquisa e tecnologia. Outra forma de promover o crescimento sustentável do setor, é aumentar a atuação de startups para auxiliar as mineradoras em processos que atualmente não possuem boas práticas.

Dito isso, é perceptível que os eventos climáticos afetam diretamente e indiretamente toda a operação mineradora. Por essa razão, a meteorologia é tão importante para a mineração, que ela é capaz de modificar toda a cadeia estrutural do setor, tornando-o mais apto às novas necessidades mundiais. Sendo assim, o monitoramento meteorológico, o estudo da climatologia e os alertas de riscos, são primordiais para o planejamento adequado a curto, médio e longo prazo.

Não sabe qual solução utilizar?

Fale com o especialista