Mudanças climáticas são um risco para o setor industrial?

20 de julho de 2022

Voltar

Mudanças climáticas são um risco para o setor industrial?

Muito se fala em mudanças climáticas e sustentabilidade, mas você sabe o que isso quer dizer na prática e qual a relação com o seu negócio? 

De fato, é difícil fazer uma associação com o aumento da temperatura média anual e a indústria automobilística por exemplo. Mas acredite, ambos têm grandes conexões, assim como outros setores industriais a nível regional e global. Podemos pensar que qualquer alteração climática, seca por exemplo, irá afetar diretamente na geração de energia e na produção de minério, enquanto que enchentes e chuvas mais frequentes, têm impacto na construção e logística.

Bem, já alertamos aqui para o relatório anual do relatório de riscos globais feito pelo fórum econômico mundial, onde estão listados fenômenos meteorológicos que irão ter grande impacto na economia mundial ao longo dos anos (Veja a matéria aqui). Os eventos extremos, são a preocupação mais rápida que devemos ter em termos de impactos das mudanças do clima.

Vamos usar aqui o exemplo da indústria automotiva, e nos perguntar por que as mudanças climáticas podem impactar na produção de automóveis? Para responder esta questão, temos que pensar quais os materiais que são utilizados para produzir um carro, basicamente é minério (ferro, cobre, alumínio…), plástico, borracha, dentre outros. Bem, alumínio e ferro são encontrados na natureza em forma de minerais, entretanto, todo o processo para a extração destes produtos depende diretamente das condições meteorológicas.

Em uma mineradora, máquinas escavadoras removem quantidades grandes de terra (onde encontra-se o minério) e levam este produto para uma etapa que se chama de britagem e moagem. Mas, todo este processo é feito a céu aberto e está diretamente suscetível a eventos severos, que por gerarem riscos aos colaboradores, podem paralisar as operações. Depois de removido, é feita a lavagem da terra, para separar o minério do restante e, após diversas etapas de tratamento, o minério é separado do rejeito, que é descartado em uma barragem.  

Fonte: Silva et al., 2019

Sendo assim, a água e o bom uso dela é vital para as operações. Após separado o minério, é enviado para portos e exportado mundialmente, neste momento, as condições meteorológicas também possuem impactos diretos em todo o processo de logística. Embora o ferro seja uma commodity, variações nas condições do tempo têm um impacto grande na cadeia de produção, e isto está diretamente ligado com toda indústria cujo produto utiliza destes materiais.

Além disso, a indústria têxtil é muito dependente das condições meteorológicas. Alterações no clima têm impacto direto na produção de algodão, que irá refletir diretamente nos preços de tecidos, roupas, e no preço final dos produtos que utilizam esta matéria prima. 

Sendo assim, para que uma empresa tenha resiliência, ela não pode deixar de olhar para todos os pilares ASG (Ambiental, Social e de Governança), visto que, alterações climáticas e eventos extremos impactam toda uma cadeia de produção que vai desde a matéria prima, até o uso da água e de energia para atividades internas e criação do produto, seja ele qual for.

Neste contexto, nós da Climatempo Infra, estamos empenhados em desenvolver produtos para que tais impactos sejam minimizados, construindo um futuro mais seguro e sustentável. Para mais informações entre em contato conosco pelo email: verticalinfra@climatempo.com.br

E, acompanhe o Workshop, organizado pela ABM, onde serão apresentados cases de Segurança, Saúde Ocupacional e de Processos com foco no setor industrial!

Não sabe qual solução utilizar?

Fale com o especialista