Entenda o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

4 de julho de 2022

Voltar

Entenda o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Se hoje achamos que vivemos em um mundo repleto de injustiças socioeconômicas, acredite, na década de oitenta a população mundial vivia repleta de dificuldades. De lá para cá, a taxa de mortalidade infantil (morte de crianças até 1 ano de idade) teve uma queda de aproximadamente 90% no Brasil. Além disso, as mulheres não tinham, nem de perto, direitos mais próximos dos homens como têm hoje, ainda que estejamos longe da igualdade. Nos anos de 2000 a Organização das Nações Unidas (ONU), deu início ao que seria uma de tantas iniciativas para o combate a desigualdade global, lançando a Declaração do Milênio. Nesta declaração, foram traçados o que conhecemos como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Tais objetivos eram para que as nações aprimorassem seus esforços, de modo que a pobreza extrema fosse reduzida em um prazo de 15 anos. 

Na Declaração do Milênio, foram criados 8 objetivos, dos quais as nações deveriam desenvolver esforços para cumpri-los. Por meio de acordos, 191 nações se comprometeram a acabar com a fome e miséria, oferecer educação básica de qualidade, fomentar campanhas de igualdade entre sexos e valorização da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a AIDS, Malária e outras doenças, aumentar a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente e garantir um trabalho em conjunto para o desenvolvimento. 

Após o início de ações conjuntas e políticas públicas, foram observados melhoras significativas no combate ao HIV, Malária e Tuberculose, e também, o número de pessoas que viviam em extrema pobreza caiu mais de 50% no globo. Além disso, a quantidade de pessoas subnutridas teve uma grande queda e, maior foi a quantidade de crianças matriculadas em escolas (aumento de aproximadamente 91%). 

Em 25 de setembro do ano de 2015, após o prazo final da agenda proposta nos anos 2000, foi aprovada, por 193 países, a Agenda 2030. Nesta agenda, elaborou-se um plano colaborativo mais robusto que o ODM, nomeado de Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), cuja validade é até 31 de dezembro de 2030. Os ODS’s, têm como principal objetivo: 

  • Erradicar a pobreza extrema;
  • Combater a desigualdade e a injustiça;
  • Conter as mudanças climáticas;

Para atingir a agenda 2030, foram criados 17 ODS’s, dos quais estão divididos em 169 metas. Dentre os objetivos estão a erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria; inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ações contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz; justiça e instituições eficazes; e também parcerias e meios de implementação. 

Por meio das metas, os governos têm o objetivo de planejar, implementar, monitorar e ter o controle de políticas públicas no âmbito global. Tais metas, permitem poder metrificar por meio de indicadores, o estado atual dos objetivos, e fazer comparações com o passado de maneira efetiva. 

O papel de cumprir com os objetivos não depende apenas de governos, mas também de empresas privadas e pessoas físicas, que por meio de ações simples, devem fiscalizar nossos representantes, de modo que coloquem em prática os ODS’s. E assim contribuir para uma agenda mais humana e igualitária.

Não sabe qual solução utilizar?

Fale com o especialista