Boletim Quinzenal Eólica 08/07/22

11 de julho de 2022

Voltar

Boletim Quinzenal Eólica 08/07/22

Neste boletim, foram escolhidos três pontos: no litoral do Ceará, no interior da Bahia e no litoral do Rio Grande do Sul.

Nessa época do ano, já não são esperados grandes acumulados de chuvas sobre a costa norte da Região Nordeste. Os ventos começam a se intensificar nessa área, o que aumenta a geração de energia eólica. Apesar disso, nas últimas semanas, a presença de águas superficiais mais quentes em todo o litoral nordestino tem favorecido há ocorrência de chuvas intensas na costa leste, devido aos ventos úmidos provenientes do oceano, o que tem impactado a geração eólica. A previsão é de que, nas próximas semanas, a chuva comece a diminuir sobre o Nordeste e comece a se estabelecer um bom período de ventos para a região.

No Sul do país, a passagem de sistemas frontais tem se restringido ao sul da região. A passagem desses sistemas de baixa pressão estão associados a fortes intensidades do vento, o que colabora, momentaneamente, com a geração eólica. Para os próximos dias, haverá a atuação de um sistema de alta pressão que estará posicionado de forma a favorecer ventos constantes sobre o Rio Grande do Sul, o que pode aumentar o potencial de geração de eólica.

No litoral do Ceará, os ventos apresentam um comportamento regular ao longo de todo o período analisado. A partir do dia 17/07, observa-se uma suave tendência de aumento da intensidade do vento o que irá favorecer o aumento de geração eólica nessa região, como é o esperado para essa época do ano. Além disso, as chuvas começam a diminuir a partir da segunda quinzena do mês, os acumulados ficarão em torno de 12 mm para os próximos 15 dias, o que representa uma chuva fraca e que não irá impactar na geração eólica.

Na região central da Bahia, os ventos estarão mais intensos nos próximos dias aumentando o potencial de geração de energia eólica. A partir da terça-feira (12/07), observa-se uma tendência de enfraquecimento dos ventos em relação à semana atual, o que reduz o potencial eólico. Não há chuvas significativas para os próximos 15 dias, os valores ficam em torno de 6 mm para esse período.

No Rio Grande do Sul (RS), verifica-se uma grande variação no regime de ventos ao longo de todo o período. Nos próximos dias, haverá dois picos na intensidade do vento, no início do sábado (09/07) e na terça-feira (12/07), o que poderá favorecer a geração de eólica durante esses dias. No período de 14/07 a 16/07, os ventos se mantêm intensos na maior parte do tempo, o que também colabora com o aumento da geração. A partir do dia 17/07, há uma forte tendência de enfraquecimento dos ventos na região, o que poderá impactar no potencial eólico.

Marcely Sondermann

Meteorologista

CREA: 2019690250

Faça parte da comunidade de sustentabilidade e mudanças climáticas da Climatempo e fique por dentro de tudo que está acontecendo no setor. Em nossa comunidade, você irá receber nossa newsletter e poderá fazer parte do nosso grupo do Whatsapp, onde você poderá interagir, discutir e fazer networking com diversos agentes de sustentabilidade do setor. Inscreva-se

Não sabe qual solução utilizar?

Fale com o especialista