Mudanças Climáticas: Uma ameaça à segurança Energética
As mudanças climáticas são um desafio crescente para o setor de energia, impactando diretamente sua transmissão e distribuição devido a queimadas e descargas elétricas, além de comprometer a produtividade devido aos eventos extremos de aumento ou redução no período de chuvas, afetando diretamente a geração eólica, solar e hídrica.
A ausência de ventos também reduz consideravelmente a capacidade de produção de energia, prejudicando os parques eólicos e, consequentemente, a segurança energética do país.
Através da aplicação da ciência de dados, monitoramento intensivo e de diferentes estudos realizados nas últimas décadas, podemos observar com maior detalhe como esses eventos climáticos extremos afetam a produção, distribuição e o consumo de energia.
A principal causa de perturbações ao longo dos últimos anos tem sido as condições meteorológicas adversas, com destaque para raios e descargas atmosféricas. Em 2024, por exemplo elas representaram 46,51% dos desligamentos.
As queimadas, muitas vezes causadas por secas são a segunda causa mais frequente, com percentual significativo de 26,81%.
Além disso há também os incidentes envolvendo vegetações, falhas humanas, de equipamentos, acessórios e até mesmo de estruturas, todos consequentemente agravados por secas prolongadas, chuvas intensas entre outros fatores climáticas que tem sido cada vez mais frequentes.
As variações anuais são influenciadas por diversos fatores, incluindo a variabilidade climática natural, os eventos extremos e as ações humanas.
Considerando o número de variáveis e o complexo funcionamento do clima, estudos mais longos e aprofundados são necessários para determinar o impacto total das mudanças climáticas nos diferentes setores.
O monitoramento contínuo de dados meteorológicos e aprimoramento dos modelos de previsão são essenciais para prevenir a tempo incidentes nos sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia.
II Encontro Nacional de Mudanças Climáticas para o Setor de Energia e Agronegócio
Eventos como o II EMSEA se posicionam no setor oferecendo um espaço único para líderes e especialistas se reunirem, trocarem ideias, construírem redes e debaterem soluções inovadoras para os desafios climáticos e ambientais. Este ano o evento acontece no dia 25 de julho no Parque Tecnológico São José dos Campos. Acesse o link e garanta já seu ingresso.
Saiba mais: https://eventos.climatempo.com.br/emsea/2024/
Relatórios Climáticos da Climatempo
Com as altas variações de temperatura e eventos climáticos extremos, a busca por dados detalhados tem se mostrado a solução para o setor de energia tomar decisões mais assertivas e planejar melhor a longo prazo. Entender o clima tornou-se essencial para evitar danos às estruturas e garantir a segurança dos trabalhadores, além de afetar também o potencial de geração, transmissão e distribuição de energia. Para isso, a Climatempo oferece soluções como os Relatórios Climáticos, feitos de acordo com as necessidades do cliente, permitindo entender as áreas mais susceptíveis a queimadas na região, as descargas atmosféricas, a presença de ventos e os níveis de água, entre outros aspectos importantes. Ficou interessado? Entre em contato conosco através do nosso site oficial de consultoria para agendarmos uma conversa.
Saiba mais: https://www.climatempoconsultoria.com.br/eletrico/
Conclusão
As condições climáticas adversas, queimadas e a vegetação na faixa de servidão das linhas se configuram como os principais desafios para a confiabilidade da Rede Básica. Ações coordenadas e contínuas entre os diversos agentes do setor elétrico são fundamentais para minimizar os impactos negativos das perturbações e garantir a qualidade do serviço prestado à sociedade. Diante disto, a Climatempo se posiciona fortemente como uma auxiliadora na disponibilização de dados qualificados de forma facilmente aplicada ao mercado.
Por iluminar o futuro da humanidade.
Fontes:
- https://www.ons.org.br/AcervoDigitalDocumentosEPublicacoes/Relatório%20dos%20Indicadores%202022_06_Junho.pdf
- https://www.ons.org.br/Paginas/resultados-da-operacao/qualidade-do-suprimento-paineis.aspx
- https://www.gov.br/aneel/pt-br/centrais-de-conteudos/legislacao