Um dos sistemas mais clássicos do verão, gera vantagens e desvantagens para o setor

 

É sempre comum abordarmos os problemas associados aos temporais e raios na construção civil. Falando em Zona de Convergência do Atlântico Sul, conhecida também por ZCAS entre os meteorologistas, também é possível primeiramente abordar os problemas como raios, grandes volumes de chuva e até mesmo a ventania.

Dessa vez, vamos também abordar as vantagens que o campo de obra pode ter com a manutenção da chuva local, e claro os problemas clássicos, mas quem é a ZCAS?

A Zona de Convergência do Atlântico Sul é um grande corredor de nuvens carregadas que se forma entre as Regiões Norte, Sul e Sudeste, passando também por parte do Centro-Oeste. De forma bem simples, esse sistema é responsável por transportar parte da umidade que chega à Amazônia, para outras áreas do Brasil durante a estação chuvosa.

Quando a ZCAS se forma em uma atmosfera muito quente, é comum favorecer a formação das grandes Cumulonimbus (Cb) que traz o pacote temporal, aquele com raios, ventania e grandes volumes de chuva. Já falamos bastante sobre os problemas que tal condição do tempo pode trazer para a Construção Civil.

 

 

No entanto, como dito anteriormente, esse sistema também é responsável pela manutenção e redistribuição da chuva para o Centro-Sul do país. Isso faz com que os nossos mananciais tenham mais água disponível, e sabemos bem como a água é importante no desenvolvimento de um empreendimento.

No ano de 2014, por exemplo, a cidade de São Paulo passou por uma situação grave de seca. O que culminou na utilização da reserva técnica de um dos maiores reservatórios de abastecimento na capital, o Sistema Cantareira. Neste ano e em alguns anos anteriores, não tivemos a frequência na formação de ZCAS ou passagem de frentes frias, os bloqueios atmosféricos foram predominantes o que garantiam tempo firme e pouquíssimo volume acumulado durante o período chuvoso.

Lógico que este impacto também foi observado não só nas residências, mas também em diversos setores, como a própria construção civil que encontrou o metro cúbico de água mais caro, e a energia elétrica também com valores mais altos.

Sendo assim, a manutenção das chuvas é importante para o setor, assim como a presença de sistemas que tragam essa chuva, como é o caso da ZCAS.

Em caso de temporal, é importante a prevenção! Clique aqui e conheça mais sobre o nosso sistema de monitoramento e alertas personalizado.