O que os céu reservam para os canteiros de obras em Novembro?

Oficialmente, a primavera começou no dia 22 de setembro. E seus efeitos já começaram a marcar presença ao longo dos meses seguintes. Tanto que o mês de outubro teve registros alarmantes de raios principalmente sobre a Região Sul.

Segundo informações da rede de monitoramento Climatempo-Earthnetworks, o Paraná registrou quase 750 mil raios durante todo o mês de outubro.

 

 

 

Essa grande densidade de raios ocorreu por conta do avanço das frentes frias, o que é muito comum na transição do inverno para o verão. As frentes frias se  unem a um sistema muito importante para o desenvolvimento de temporais, o Jato de Baixos Níveis (JBN) que é o responsável por transportar a umidade que chega na Região Norte para as demais áreas do Centro-Sul.

 

Alerta no campo de obras! Mais temporais em novembro!

O mês de novembro começou há poucos dias e já vem se mostrando bastante chuvoso principalmente sobre as áreas centrais do Brasil. Por outro lado, a tendência é de que poucos sistemas consigam provocar chuva na Região Sul. Ainda chove por lá, com risco para temporais, mas a frequência tende a ser bem menor do que no mês passado.

Os olhos dos grandes empreendimentos se voltam para os estados de MG, GO, e BA, nessas áreas há previsão de muita chuva que pode vir acompanhada por raios e ventania, uma vez que teremos o desenvolvimento de nuvens bem carregadas.

 

Fique atento e saiba quando um temporal pode atingir a sua região! Assine o Serviço de Monitoramento e Alertas Climatempo (SMAC)! Clique para conhecer mais sobre os nossos serviços!