Claro que a escolha começa com a avaliação fitossanitária do campo a ser semeado. A partir disto existem muitas opções e todas elas ficarão sujeitas às estiagens, aos períodos muito quentes e até ao excesso de chuva.

Como evitar os veranicos

A EMBRAPA recomenda diversos cultivares para a Região, com ciclos de 104 a 125 dias.
Qual delas escolher, quando plantar.
A escolha pode depender do uso que se planeja para o campo, se haverá uma segunda safra ou não, por exemplo.
Caso deseje uma 2ª safra de milho após a soja a BRSMG 752S pode ser a escolhida. Com um ciclo de apenas 104 dias, pode ser plantada de 1º de outubro a 31 de novembro.  

A Climatempo pode ajudar, vamos ver um exemplo

Dependendo da latitude da fazenda a floração pode ocorrer um pouco mais cedo ou mais tarde, mas o produtor rural sabe deste assunto melhor que qualquer meteorologista.

O que podemos ajudar é contar quando há previsão de chuva, se há risco de veranicos ou de períodos muito quentes, mesmo que chova.

Semear com solo seco e esperar que chova pode ser uma opção, mas sempre atento ao risco da falta de nuvens e altas temperaturas que podem destruir os grãos.

Semear depois que a umidade do solo permita o desenvolvimento adequado na germinação e emergência, pode “atrasar” o crescimento, aumentando o risco de ter veranicos na formação de vagens e dos grãos.

E mesmo chovendo, para que o florescimento ocorra em 45-50 dias precisa que a temperatura esteja amena, pois se a temperatura ficar acima do usual as flores podem surgir 25-30 dias após a emergência, conforme reportado pela Sistema Alerta da EMBRAPA

Vejamos como encaixar toda esta informação:

A previsão de clima pode ser esta:

Há previsão de muita chuva no final de setembro, que pode deixar o solo propício ao plantio no começo de outubro, mantendo a regularidade da precipitação e temperaturas dentro do normal até 15 de novembro, quando a chuva deve diminuir e o calor aumenta muito.

Risco de veranico no começo de dezembro. Chuvas fortes podem ocorrer por volta do dia 17, e até o final do mês o tempo deve ficar mais nublado com pancadas mal distribuídas.

Janeiro deve ser um mês de chuvas regulares e sem grandes variações na temperatura.

 

A Climatempo ajuda, mas o produtor é quem decide quando plantar

A decisão foi de plantar uma variedade precoce para tentar uma 2ª safra.

Quando você plantaria? Em 1º de outubro ou 20 de outubro.

Figura 2. Semeando em 01 de outubro

 

Teste de hipótese 2

Figura 3. Semeando em 20 de outubro2*

 

E o produtor rural sabe o tipo de solo que tem e quanto ele pode aguentar. É melhor ter a floração e o início da formação das vagens com déficit hídrico, ou ter a formação das sementes durante o veranico?

Será melhor escolher outra variedade de ciclo mais longo, ou abrir mão da safra de milho?

São muitas opções e isso é bom.

Usar tecnologia de ponta para encarar todos os desafios da safra é melhor ainda.

Não deixe o Clima dominar o jogo.

destaque-agro-ebook-2

________________________________

Esta é uma previsão hipotética, sem nenhuma relação com nenhum local específico.
Este gráfico é meramente explicativo e não faz parte do produto Previsão Climática.