Quando o El Niño aparece no Oceano Pacífico o inverno até fica quente, então não deve ser ele, você responderia. É isso mesmo.

El Niño não está lá, então é a La Niña?

Também não. Como assim? Estamos em uma fase neutra.

A fase neutra do Pacífico Equatorial

Comparando com as anomalias de temperatura da superfície do mar dos últimos anos esta imagem parece “borrada”, com manchas em amarelo claro no centro-leste da faixa equatorial.

A temperatura das correntes do Pacífico equatorial está em torno da média ocorrida entre os anos de 1981 e 2010, período de referência usado pelos meteorologistas e climatologistas.

A falta de definição se dá o nome de fase neutra, ou seja, a atmosfera flui mais perto dos valores médios deste período que do passado. É bom lembrar que os oceanos representam grande parte do fator aquecimento global, antigamente o mar era mais frio.

O clima da safra 2017/18 será parecido com o do ano passado?

Estando mais perto da média ocorrida entre 1981 e 2010, não devemos esperar que o clima da safra de 2017/18 se pareça com a do último ano. Naquela época havia La Niña, com águas mais frias que a média na costa da América do Sul e mais quentes do lado da Ásia.

Além disso, temos o Oceano Atlântico equatorial que agora está muito mais quente que no ano passado, assim como as águas em torno da Bacia do Prata e no litoral da Região Sul do Brasil.

Nosso país tem muitos microclimas. Para saber com detalhes o que deve ocorrer nos próximos meses é preciso analisar estas informações e muitas outras.

O relatório para sua fazenda está no Agroclima PRO, verifique.

 

Ana Lúcia Frony de Macêdo
Meteorologista

 

Receba notícias!