Conforme o post anterior continuo descrevendo o impacto da meteorologia em qualquer projeto comercial., seja na sua contrução, na operação ou na logística.

Chuva e Meios de comunicação

shutterstock_425732614

 

Assim como o sistema elétrico, os meios de comunicação sofrem com o impacto de eventos extremos, interrompendo o sinal dos cabos telefônicos e de fibras ópticas. Além dos temporais a chuva moderada atenua o sinal das informações wireless como rádio, micro-ondas, telefones celulares e de satélite.

 

shutterstock_314848553Mesmo que não haja necessidade de movimentação de equipes, o pronto atendimento dos clientes faz diferença.

A Climatempo tem um serviço para centrais de atendimento ao cliente, que associa a posição das chuvas e o local de onde o usuário do serviço está. Com isso, mensagens automáticas podem informar que a empresa está ciente do problema causado por tempestades. A gravação pode incluir outras informações relevantes, diminuindo o tempo e dos atendimentos pessoais.

 

Energias renováveis

Diversos parques foram implantados nos últimos anos. A validação dos dados deveria ter sido feita de modo adequado ao clima tropical.

Além disso a rentabilidade dos projetos deve incluir a mudança global do clima.

Os últimos anos foram muito secos na maior parte do Brasil.

Os dados obtidos para registro das plantas geradoras agora estão expostos à mudança natural do clima. A natureza responde bem à curva de Gauss e em algum momento do futuro próximo o clima será mais chuvoso que a média.shutterstock_412693747

Além da previsão do clima para os próximos meses a indústria já demanda a previsão de energia gerada. A previsão não é mais do vento, mas da energia obtida com as turbinas eólicas,

nem de radiação incidente, mas da geração das placas fotovoltaicas.

A Climatempo desenvolve tecnologia de ponta em nosso Laboratório em São José dos Campos.

shutterstock_180494765Mestres e doutores em ciências ambientais e em engenharia trabalham na criação de produtos para o mercado de energias renováveis, seja para dimensionamento de projetos, seja para operação.

A ANEEL impõe metas de produção de energia para outras plantas geradoras de energia elétrica, e em breve padrões similares devem ser impostos às energias renováveis. Esta nova realidade traz riscos e oportunidades, especialmente na operação nas opções de mercado futuro.