Qualquer projeto comercial está sujeito a influência do tempo. Seja na sua construção, na operação ou na logística o foco está no lucro do projeto. Nos posts anteriores citei fatores que podem levar a essa situação. Agora destaco o impacto direto da meteorologia.

O impacto da meteorologia nas obras de infraestrutura

Por definição, são trabalhos desenvolvidos a céu aberto, sujeito a todas as variações de tempo. O planejamento deve incluir informações climáticas na maior parte. Dados do passado recente são suficientes para projetar sistemas de drenagem, reservatórios de água e de materiais, pois a construção é impactada pelas mudanças do tempo. Já o lucro depende do que vai ocorrer durante a operação. Aproveite e baixe grátis o [eBook] Raio: Um perigo que vem do céu

 

Estradas e serviços de transporte precisam de manutenção e de serviços de apoio

No Brasil, a chuva intensa é um grande fator de risco para o transporte rodoviário, ferroviário, aéreo e marítimo.  Além dos possíveis acidentes, as operações de embarque e desembarque também são afetadas e podem sofrem atrasos. Como as condições de vento interferem na queda de uma ponte – [eBook} A queda da Ponte tacoma

 

Hidroelétricas e concessionárias de água e esgoto devem administrar os reservatórios

A disponibilidade de água em todo o país depende, quase que, exclusivamente da chuva. Saber como deve se comportar o clima nas bacias de drenagem é crucial. Além da chuva, a capacidade de retenção de água é uma informação importante para a previsão da Energia Natural Afluente (ENA), além da capacidade de recomposição de açudes e barragens.

A escassez não atende a lei da oferta e da procura. Na falta d’água, medidas extremas podem afetar a lucratividade de qualquer empreendimento.

 

Os distribuidores de energia devem manter toda a rede em funcionamento

A rede de transmissão e de distribuição de energia elétrica no Brasil está exposta aos fenômenos extremos, mas estes podem ser previstos com antecedência. Para mitigar os danos e evitar as multas contratuais, a previsão do tempo de curtíssimo prazo é fundamental.

Assim como, um projeto que inclua o monitoramento de variáveis meteorológicas, com instalação de sensores e equipes preparadas para atendimento rápido ao longo de toda a linha de transmissão, desde a geração até o consumidor.

Entenda a importância do monitoramento meteorológico para o canteiro de obra. [Case] Rodoanel – Grandes riscos e desafios de engenharia