Saiba o que os alagamentos e inundações podem trazer para o campo de obras.

A estação chuvosa começou e veio bem intensa principalmente em Minas Gerais e Espírito Santo, onde em menos de uma semana choveu quase o normal para o mês todo.

Grandes volumes de chuva em um tempo muito curto acabam provocando alagamentos, em Minas foram confirmados diversas áreas de desabamentos algo recorrente também nos canteiros de obras.

Dessa forma, é necessário que as construtoras tenham muita cautela em processos de desenvolvimento de alicerces e até mesmo em obras com um grau bom de desenvolvimento. Afinal, em ambos os casos, os desabamentos podem ocorrer e provocar perdas irreparáveis de trabalho e até mesmo acidentes com os colaboradores.

O empoçamento de água em contato com colunas, vigas provoca o desgaste, e enferrujamento de ferragens. Tal processo facilita também a queda de partes do empreendimento.

Em casos de persistência da chuva, a frequência de raios  é um pouco menor, mas ainda pode ser um problema para edificações que podem funcionar como para-raios.

Previna-se! Mantenha-se informado sobre as adversidades do tempo. Assine o SMAC e otimize o trabalho no seu canteiro de obras.

 

Por Cesar Soares – Meteorologista