I ICAgro é um índice na nacional calculado a cada trimestre pela FIESP desde o último trimestre 2013.1

O índice é dividido em 3 setores, antes da porteira, no produtor e depois da porteira. Todos têm boas expectativas para setor nos próximos meses. Desde o começo da pesquisa o produtor sempre foi o menos otimista, mas agora começa a se animar. A alta dos preços dos produtos agrícolas ajudou a melhora o humor. As cotações internas e internacionais levam a uma situação favorável na relação de troca entre os produtos agrícolas e os fertilizantes e defensivos.

 

Momento de investir no campo

Para aproveitar este bom momento do mercado agrícola os produtores pensaram em adquirir sementes mais produtivas e investiram em controle de pragas, doenças e ervas daninhas, além dos fertilizantes diferenciados.
Porém segundo o levantamento hoje a maior preocupação é o CLIMA.(vídeos 2 e 3) Aliás, as variações climáticas estão sempre no topo do ranking desde o começo da pesquisa.

 

É claro que o clima preocupa.

De que adianta ter os melhores insumos, sementes, mão-de-obra, silos e em outros itens se a chuva não vem, ou chega na hora errada?
Para escolher a semente certa e plantar no melhor momento é preciso ter sorte…

 

Sorte ou tecnologia?

A Climatempo, empresa a 28 anos no mercado tem soluções para este problema.
Envolvida com os agricultores desde o começo. (vídeo 1)

Não fazemos chover, mas podemos ajudar a escolher o momento de semear para ter chuva na floração, na formação dos grãos e até de ter um tempo mais firme na colheita.